fazendo genero 8
 
 
 
 
autores cronograma cultura
inscricoes posters hospedagem
programacao simposio tematico transporte
mini cursos lancamentos contato
 
 
     
 
header apresentacao

Saúde Sexual e Reprodutiva – conversando sobre Métodos Contraceptivos

Ministrante: Silvana Maria Pereira – HU-UFSC

Ementa: A oficina tem por objetivo promover uma reflexão crítica sobre o exercício da sexualidade   como direito humano inalienável e a partir disto, reconhecer os direitos sexuais e reprodutivos, bem como promover um processo educativo para a aquisição de informações científicas acerca dos métodos contraceptivos (comportamentais, hormonais, de barreira, DIU – dispositivos intra-uterinos, LAM – método de amenorréia da lactação, de emergência, anticoncepção cirúrgica voluntária) adequada aos valores individuais, considerando a perspectiva de gênero; debater condutas de responsabilidade recíproca, tanto no que se refere à decisão e utilização de métodos contraceptivos, como na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para  a promoção da saúde sexual e reprodutiva. O desenvolvimento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema de sexualidade,  dentre outros, podem desencadear a manifestação de emoções e sentimentos, valores e preconceitos construídos na história individual e social dos seres humanos. Portanto, será utilizada a metodologia da Aprendizagem Vivencial, pois proporciona processos de reflexão crítica, conscientização e re-significação de valores e conhecimentos; facilita a integração do grupo e o respeito mútuo; e a motivação para a aprendizagem, através do clima lúdico.

Referências bibliográficas

AZEVEDO, M.P.S. et al. Metodologias Participativas. In: Adolescer: compreender,
atuar, acolher: Projeto Acolher / Associação Brasileira de Enfermagem. Brasília: ABEn, 2001, p. 142-153.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
COSTA, Ney Francisco (ed). Normas técnicas em anticoncepção. Rio de Janeiro: BEMFAM, 2002.
LÓPEZ, Patricia Ruiz Bravo. Una Aproximación al Concepto de Género. En: PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL PERU. Sobre Género, Derecho y Discriminación. Defensoría del Pueblo, Lima, 1999, p. 131-149.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Género, Mujer y Salud en las Americas. Publicación científica n° 541. Washington, 1993. 1a  reimpresión 1997