fazendo genero 8
 
 
 
 
autores cronograma cultura
inscricoes posters hospedagem
programacao simposio tematico transporte
mini cursos lancamentos contato
 
 
     
 
header apresentacao

Corpo e violência: o que a escola tem a ver com isso?

Ministrante: Eliana Cristina Bar (Pedagoga, Mestranda em Educação, Integrante do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências-NUVIC/UFSC)
Gisely Pereira Botega (Psicóloga, Mestre em Educação, Professora da UFSC, Integrante do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências-NUVIC/UFSC)
Viviani Ayroso May (Psicóloga, Especialista em Metodologia de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco, Mestranda em Educação)

Ementa: A oficina propõe discutir as diferentes violências vivenciadas e produzidas no contexto escolar, contemplando a corporeidade
dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Privilegiará a utilização de materiais audiovisuais como cenas de filmes, imagens, figuras e músicas, com a proposição de sensibilizar a respeito das múltiplas violências (sexuais, físicas, psicológicas, entre outras).

Referências bibliográficas

ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
LOURO, Guacira Lopes (org.). O Corpo Educado: pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOUSA, Ana Maria Borges de. Infância e Violência: o que a escola tem a ver com isso. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado, 2002